Nossos serviços
Cursos e treinamentos
O Curso Operador de Máquinas Pesadas tem como objetivo capacitar o profissional na operação de máquinas pesadas, com eficiência e seguindo as normas de segurança. Visando a saúde de seus colaboradores e a execução dos trabalhos utilizando métodos apropriados e precisos.
O que são Máquinas Pesadas?
Uma máquina pesada são veículos pesados, especialmente concebidos para a execução de tarefas de construção, mais frequentemente as que envolvem operações de terraplenagem ou outras grandes tarefas de construção.
Importante: Cursos e Treinamentos de Operação de máquinas e equipamentos deve ser específico para cada máquina ou equipamento e obrigatoriamente ministrado na própria máquina ou equipamento que o colaborador irá operar.
Toda máquina ou equipamento deve possuir o Laudo de Inspeção Técnica de Conformidade com ART em atendimento a NR 11, NR 12 e NR 18 quando for o caso.
Saber como se comportar diante de um incêndio é fundamental para todos, estejam em um ambiente de trabalho ou em casa.
Se combatido o mais rápido possível, um incêndio pode salvar vidas e bens, assim como também evitar sua propagação para outras áreas ao redor do local que iniciou o fogo.
É de grande valia que todos saibam como utilizar equipamentos de combate a incêndio e também conheçam as técnicas para que sua ação seja ágil e correta durante um incidente ou acidente.
Com esse conhecimento, a pessoa terá mais confiança durante o acontecido e lutará contra o fogo quando precisar.
O curso é todo baseado na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-23, que trata exclusivamente sobre incêndios e sua prevenção, e consiste em uma parte teórica e outra prática, com exercícios simulados que apresentarão ao participante uma ideia do que ele passará quando acontecer um incêndio.
O aluno ainda aprende quais são os tipos de incêndios e como ele deve utilizar extintores, hidrantes e o material para prestar primeiros socorros a queimados.
O curso de combate a incêndio é de extrema importância para todos os empregados de uma empresa que estão suscetíveis a um caso de fogo em sua área de trabalho.
Esse treinamento é oferecido a trabalhadores que precisam realizar atividades em espaços confinados. Durante a capacitação, o profissional aprende as características e particularidades de um espaço confinado, os riscos que ele oferece e como se comportar diante de acidentes e imprevistos.
Além disso, esse tipo de treinamento também oferece uma carga horária prática, com profissionais experientes, capazes de instruir os colaboradores sobre a melhor forma de realizar atividades em espaços confinados.
Outro ponto importante que é abordado no treinamento são as técnicas de resgate em espaços confinados, que são apresentadas de formas teórica e prática, bem como noções de primeiros socorros.
A realização de cursos, palestras e capacitação em segurança do trabalho só traz benefícios para empregados e empregadores. Ao qualificar o quadro de colaboradores, o empresário passa uma mensagem motivadora demonstrando preocupação com a integridade física e psicológica dos mesmos.
O que significa riscos ambientais?
De acordo com a definição da Norma Regulamentadora número 9 (NR9), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), riscos ambientais podem ser traduzidos pelo conjunto de elementos ou substâncias presentes no ambiente de trabalho que podem provocar acidentes ou danos aos funcionários. Os agentes de riscos estão classificados como químicos, físicos e biológicos.
Os químicos incluem os gases e poeiras tóxicas diversas, enquanto os físicos são as radiações ionizantes e não ionizantes, o ultrassom e infrassom, as altas ou baixas temperaturas, os ruídos, as vibrações e as pressões anormais. Entre os agentes biológicos estão os vírus e bactérias, fungos, bacilos, parasitas, dentre outros.
Atender a Norma Regulamentadora Seis (NR-6) do MTE que prevê a obrigatoriedade da realização do treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto à necessidade e uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física.
É responsabilidade do empregador: orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.